*
Por Mariana Corrér
[email protected]
O Dia das Crianças não conseguiu alavancar as compras no comércio local. As vendas cresceram de 2% a 3% de acordo avaliação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai).
A expectativa média de crescimento para o mercado era de 8%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Para o comércio de rua, seria de 5% a 10%, enquanto para os shoppings, a variação era de 3% a 7%.
O presidente da Aciai, Jair Sigrist, reforça que o baixo crescimento se explica pela especificidade da data. “As pessoas saem para comprar o presente certo, normalmente brinquedos, e isso não aumenta as vendas”, diz.
A média de aumento das vendas ficou parecida com a do Dia dos Pais e do Dia dos Namorados, que também foram mais fracos na comparação com 2013. Isso reflete o mau momento que o comércio vive, não apenas em Indaiatuba, mas em todo o Brasil.
Shoppings
Os dois shoppings locais esperavam, juntos, um crescimento perto de 5%. O Polo Shopping, por sua vez, registrou aumento de 7% no fluxo de pessoas que visitaram o centro nos dias 11 e 12. A expectativa era de que as vendas chegassem a esse patamar, enquanto a movimentação de visitantes poderia chegar a 8%.
O shopping ainda recebeu cerca de 2 mil crianças que participaram do evento da ‘Turma da Mônica’, oferecido pelo Polo. Também foram arrecadados 772 quilos de alimentos que foram encaminhados ao Fundo de Solidariedade Social (Funssol).
O shopping Jaraguá Indaiatuba ainda não divulgou o balanço da data.