22.2 C
Munich

10706 Coluna Da Silvia 27 De Dezembro De 2014

Must read



HomeNotíciasSilvia em Revista › Coluna da Silvia – 27 de dezembro de 2014  
Coluna da Silvia – 27 de dezembro de 2014



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Atualizado em 07/01/2015 às 17h08Publicado em 07/01/2015 às 17h04Silvia Bolívar – [email protected]
Silvia Bolívar

[email protected]



Feliz 2015

Desejo aos meus queridos um Ano Novo com muita luz, saúde, energia, paz, prosperidade, alegria e amor.

Que Indaiatuba tenha mais qualidade de vida e passe a investir de verdade na área ambiental. Que mate menos árvores. Que o prefeito seja iluminado para nos dar um ano melhor ainda.

Que São Paulo corra “atrás do prejuízo” e faça para ontem mais reservatórios de água. E que leve a sério denúncia envolvendo corrupção na CPTM e metrô. E que não eleja mais figuras como o Paulo Maluf.

Que nosso Brasil volte a crescer, com inflação baixa. Sem a corrupção que nos empobrece e atinge os menos favorecidos. E que nossas florestas não sejam vítimas dos ruralistas

Que o mundo tenha paz verdadeira, embora saibamos que isso é apenas um desejo. No caso da Palestina e Israel a região só terá tranquilidade quando o país Palestina sair do papel. E com Israel devolvendo os territórios ocupados ilegalmente.

Na Síria, a situação não parece melhorar. Assim como na Nigéria. Os islâmicos extremistas são perigosos. Todo extremismo é, seja islâmico ou de outra fé.



Vamos economizar

Quando tivemos o racionamento de energia e fomos obrigados a rever hábitos para economizar acabamos vendo que gastávamos à toa e que poderíamos viver bem sem os exageros de antes. O Brasil foi forçado a economizar energia e esse novo hábito ficou.

Agora é a água. Em São Paulo estamos tendo a pior crise hídrica da história. Mesmo agora, em pleno verão, época de chuvas caudalosas, estas estão sendo fracas e breves. Não conseguem recompor o lençol freático.

Aprendemos novos hábitos para economizar o precioso líquido. Torneiras fechadas ao escovar os dentes ou lavar a louça. Varrer em vez de lavar calçadas.

Xixi no banho – embora estranho – ajuda a economizar a descarga. Baldes de água recolhidos na máquina de lavar também já fazem parte da nossa rotina.

Vale lembrar que a água do planeta é finita. E que as agressões ambientais (como a matança de florestas na Amazônia) têm alterado os ciclos das chuvas. É preciso respeito e cuidado ambiental porque o planeta é frágil, qualquer alteração causa danos severos.



Família

Chegou Julia, mais uma filhota na vida do casal Renata e Guga Lemuchi. Vem fazer companhia para a fofa Mari. A bebê nasceu no dia 20 e foi tudo bem. Papai, mamãe, irmãzinha, tios e avós estão contentes. E nós, amigos e colegas, também. Ótimo presente de Natal para a família.



Cuba

Tomara que seja derrubado o embargo imposto a Cuba há mais de 50 anos. Já era. Acabou a Guerra Fria. Embora continue comunista a ilha dos irmãos Castro começa uma abertura. Todos só têm a lucrar com isso. Os cubanos, depois da queda da União Soviética, vivem em penúria. Poderiam ser o principal fornecedor de açúcar e etanol para os Estados Unidos. Mas isso de certa forma prejudicaria o Brasil. Enfim, que tudo se normalize no Caribe e Estados Unidos.



Ora pois pois

Fico morrendo de vergonha quando vejo legendas “traduzindo” o português de Portugal em entrevistas nas ruas ou com cientistas. Eles ficam chateados, mas acabam achando graça. Os portugueses não só aceitam nosso português, como entendem tudo e até incorporam algumas gírias.

Minha prima que mora em Portugal disse que o sotaque carregado é mais notado em pequenas cidades do interior. Que o português de Lisboa, culto (e rico) tem a fala mais entendível.


Releases

O presidente da Câmara, vereador Cebolinha, com a equipe de comunicação social da Casa: Mariane. Rose Parra e Simone Santos. São elas que mantêm esta escriba informada.



Férias!

Vai viajar? Se for de carro não se esqueça de verificar tudo. Passe num mecânico para uma breve revisão. Freios, limpadores de para-brisa, óleo, injeção eletrônica, água, pneus. São coisas básicas, mas que farão a diferença numa estrada.

Certamente haverá trânsito pesado em algumas estradas. Cuidado com as ultrapassagens irregulares, que são perigosas e agora têm multas pesadas. Vale para o uso dos acostamentos também. Quem der uma de espertinho e usar o acostamento pode vir a ter multa que vai pesar no bolso.

Vá com calma, não tenha pressa. Se puder, parta nos horários de menor congestionamento. E tenha paciência.

E o novo extintor, já tem? Certamente haverá blitz em várias cidades só para pegar (e multar) quem não conseguiu trocar o extintor.


Férias!2

Muitas pessoas temem deixar as casas sozinhas. De fato, é época adorada pelos ladrões. Há aumento de seguros residenciais para esse período, mas é algo complicado, como listar o que pode ser roubado?

O ideal é ter um sistema de alarme bem barulhento. Os vizinhos devem colaborar vigiando as casas da rua. Quem não viajar, vigia.



Um luxo

Agradeço ao pessoal da grife Brigadeiro de Luxo que não esquece essa formiga. Um mimo natalino delicioso e que recomendo a todos.



Som bom

Privilegiada por uma voz marcante e inconfundível, Kika Baldasseirine embala a última apresentação do “Menu Musical” do ano. O show da cantora acontece no dia 28 de dezembro, e promete ser um momento inesquecível para os frequentadores do Shopping Jaraguá Indaiatuba.

Ao som do violão de Jarbas Santana, Kika apresenta um repertório com os grandes sucessos e clássicos da MPB. Com arranjos sofisticados, a cantora mostra seu talento e dedicação e torna o almoço de domingo um momento agradável ao lado dos amigos e da família.

A artista, que se apresenta também no grupo Mulheres em Acordes, hoje, interpreta os sucessos dos grandes compositores e intérpretes como Maria Gadu, Elis Regina, Tom Jobim e Herbert Vianna.


Ministros em perigo

Dilma teme nomear ministros sem antes checar a “ficha” de cada um deles. Muitos nomes podem estar “linkados” em esquema de corrupção. Ela tem que escolher um nome limpo e nem sempre é fácil achar um político com esse perfil.

O pior é que TEM que ser nomes indicados por partidos aliados. E é aí que mora o perigo.



Animais e fogos

Coitados dos nossos amigos pets. No Réveillon há queima de fogos até mesmo perto de hospitais. Embora haja lei municipal disciplinando o assunto, certamente haverá desrespeito. É a principal festa dos clubes da cidade.

Para tentar diminuir o sofrimento dos animais que têm medo ponha algodão nos ouvidos deles para diminuir o som dos fogos. Mantenha o bicho num local fechado. É comum a tentativa de fugir do local e com risco de quebrar vidros e se cortar. Podem fugir e acabar sumidos para sempre.

Uma boa recomendação é deixar o bicho num quarto fechado com televisão ligada em volume alto. Mas não esqueça de fazer visitinhas constantes ao seu pet querido. Abrace e beije para que ele se sinta querido e protegido.



Sinfonias

Foi um sucesso a apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, realizada na sexta-feira, 19, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Com a casa lotada, o concerto que marcou oficialmente a mudança de Orquestra de Indaiatuba para Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, contou com um programa que incluiu uma versão sinfônica de Luar de Indaiatuba, de Nabor Pires de Camargo, além do Concerto nº 3 para Violino e Orquestra, de W. A. Mozart, solado pela violinista canadense Veronique Mathieu, e para fechar a noite, a Suíte Carmen, de Georges Bizet, que reuniu uma seleção de números extraídos da famosa ópera Carmen.

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

More articles

- Advertisement -spot_img

Latest article