*
Fábio Alexandre
[email protected]
O Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá promove esta semana, de quinta, dia 5, a domingo, dia 8, sessões beneficentes da comédia dramática ‘A Família Bélier’, com renda revertida para o Projeto Gente Eficiente, do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social.
O filme será exibido sempre às 18h50. “Além da oportunidade de assistir um belo filme, o espectador estará colaborando com essa importante iniciativa do Centro de Referência em Atenção à Pessoa Com Deficiência, o Projeto Gente Eficiente, já que toda renda líquida do filme será revertida ao mesmo”, conta Paulo Celso Lui, sócio dos Topázio Cinemas.
‘A Família Bélier’ é uma coprodução francesa e belga que conta a história de Paula (Louane Emera), uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão Quentin são surdos e mudos.
É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a linguagem de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos? A classificação indicativa do filme é 12 anos.
Conheça
O Projeto Gente Eficiente possibilita a inclusão social da pessoa com deficiência para o exercício de sua cidadania, respeitando suas limitações, potencialidades e desejos, através de atividades na comunidade como: esporte, lazer, cultura e educação.
Entre os seus objetivos estão a capacitação, indicação e inclusão de deficientes no mercado de trabalho; a valorização de suas diferenças e potencialidades, elevando sua autoestima e resgatando seus direitos; e o desenvolvimento de atividades de Educação Física para aprendizagem de esportes de forma geral, possibilitando participação em competições no município e região.
O projeto oferece ainda apoio pedagógico e o desenvolvimento da coordenação motora fina e possibilita um espaço específico para a convivência, estimulando as atividades de A.V.P. (Atividade de Vida Prática), ampliando sua autonomia, dinamismo, habilidade e competências através das atividades oferecidas nas oficinas: Pintura em Tela e Madeira, Bordado, Bijuteria, Cerâmica, Culinária e Horta.