Publicado em: 06/11/2017 18h23 – Atualizado em 06/11/2017 20h04

Matemática (nada) exata

 



Pela primeira vez em sua história, o orçamento de Indaiatuba deve ultrapassar a marca de um bilhão de reais. A previsão – válida para 2018 – é significativa, mas tem pouca importância no sentido prático. Isso porque o aumento na arrecadação é proporcional – esperamos – às previsões de gastos para manter a “máquina” da Administração em atividade.
Como era de se esperar, as secretarias de Educação e Saúde possuem os maiores orçamentos – e também inúmeros pedidos por melhorias. O crescente aumento na arrecadação dos cofres públicos é uma propaganda que não deve ser feita – e que a Prefeitura não faz, diga-se de passagem – pois o crescimento do orçamento é acompanhado por diversos novos desafios, que são acompanhados por uma crise financeira nacional que não tem data para terminar.
Quantas famílias de classe média precisaram colocar seus filhos em escolas estaduais ou municipais? Quantas precisaram cancelar seu plano de saúde – todos exorbitantemente caros – e apostar no Serviço Único de Saúde (SUS)? É praticamente impossível quantificar esses detalhes, mas é certo que os seus reflexos são duros para os administradores.
Para comprovar essa busca incessante por recursos, a Prefeitura acaba de divulgar os primeiros números arrecadados com o seu Refis, o Programa de Regularização Fiscal que vem sendo aplicado por diversas cidades pelo Brasil. São os prefeitos em busca de uma verba extra, praticamente “perdida” na Dívida Ativa, mas que faz diferença na conta final de qualquer administração.
Por aqui, a arrecadação com o Refis ainda é relativamente baixa, embora não saibamos qual a cifra que se “esconde” na Dívida Ativa. Afinal de contas, enquanto a Prefeitura luta para manter suas atividades, o empresário é bombardeado com novos impostos e aumentos de encargos, sendo “convidado” a regularizar suas dívidas. Simultaneamente, no Distrito Federal, novos acertos são feitos para manter tudo do jeitinho que está.

Veja Também:





Mais lidas

Vídeos

Filmes em cartaz


  • THOR: RAGNAROK
  • TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA