Publicado em: 13/07/2018 08h25 – Atualizado em 17/07/2018 13h06
42ª Festa da Tradição acontece nos dias 28 e 29
Colônia suíça de Helvetia continua celebrações de seus 130 anos
Após o sucesso da Helvetia Fest, em abril, e da Festa Junina, em junho, a Colônia Helvetia, de Indaiatuba, dá continuidade às comemorações de seus 130 anos de fundação com o mais tradicional dos seus eventos: a 42ª edição da Festa da Tradição, que acontece nos dias 28 e 29 de julho. Apresentações folclóricas e pratos típicos marcam o final de semana. A entrada é franca e o estacionamento oficial, com seguro, custa R$ 20.
“A principal característica de nossas festas é manter a comunidade ativa e para isso contamos com a união e o trabalho voluntário dos nossos membros”, afirma Carlos Alberto Ambiel, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe (SESNF). “Toda a renda arrecada é destinada à SENSF e utilizada na manutenção e preservação patrimonial e cultural da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e suas atividades de promoção humana” prossegue. “As festas de Helvetia são conhecidas também pelo seu ambiente tradicional e familiar, e a Festa da Tradição vem em encontro com a ideia de uma festa para reunir a família”.
A Festa da Tradição terá início no sábado (28), ao meio-dia, e término às 18h. No domingo (29), a programação começa às 9h30 com a missa cantada pelo Jodlerklub e segue com o almoço com pratos típicos e atrações folclóricas, até o encerramento na fogueira, também às 18h. “Além disso, teremos atrações para as crianças com área kids, souvernirs típicos e a brincadeira da tômbola”, destaca Ambiel.
Entre as atrações culturais, destaque para apresentações folclóricas típicas promovidas pelos suíços de Helvetia e sua etnia-irmã, a alemã de Friburgo, localizada em Campinas. Na música, a Banda Schnapsmuisig, de Helvetia, divide espaço com o coral de Jodler, que irá cantar a missa de domingo. O evento contará ainda com campeonatos esportivos típicos de Jass (jogo de cartas) e Tiro ao Alvo, com direito a premiações. O tradicional cortejo de Laternenzug (lanternas) até a fogueira simbólica marca as comemorações de 1° de agosto, quando é celebrado o Dia da Festa Nacional Suíça, e o encerramento do evento.Pratos típicos
Os pratos típicos são todos preparados pela equipe de voluntários. São eles: o Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), Apfelkuchen (torta de maça), Café com Leite e Bolos, entre outras iguarias como os doces Stalden e pratos Berna.
“Na última edição da Festa da Tradição, tivemos aproximadamente 10 mil visitantes, um público seleto vindo especialmente da região de Campinas e São Paulo”, destaca Ambiel. “A Colônia Suíça Helvetia convida todas as famílias a participarem desta celebração conosco”. Mais informações pelo telefone (19) 3885-0219 ou pelo site www.helvetia.org.br.

Tradições suíças são mantidas entre descendentes
com apresentações culturais e artísticas (Crédito: NG Imagem)

Alameda da Colônia Helvetia recebe expositores e estandes com souvenirs típicos; em 2017, foram 10 mil visitantes (Crédito: Fotos: NG Imagem)