14.8 C
Munique

Vo Promove Inovacoes

Leitura obrigatória

Publicado em: 07/12/2017 15h17 – Atualizado em 08/12/2017 14h29

Município fecha no azul e legislativo promove inovações

 

Adriana Brumer Lourencini



Questionado sobre a crise econômica, Gaspar aponta que “o maremoto passou”. “O Brasil vai começar a crescer de novo. E as reformas são necessárias, principalmente a da Previdência, senão o país vai explodir”, reflete.
“Indaiatuba está entre as 30 melhores do Brasil para investir”, prossegue o prefeito. “Muitos prefeitos vêm nos visitar, mas não conseguem implantar o sistema de gestão eficiente e enxuto que temos aqui. Isso se deve a algumas medidas tomadas, como o corte de despesas – uma delas foi o pedágio, que hoje a nossa frota não paga mais, o que gerou uma economia de R$ 70 mil mensais”, revela.
“O que os empresários fazem nós trouxemos para a prefeitura, e até mesmo a caixinha (despesas de pronto pagamento), onde se gastava um absurdo, caiu pela metade. Tudo passa por mim, nada escapa; já conheço a estrutura administrativa e ficou fácil para controlar os gastos”, atesta. “Hoje temos um grupo: o GTT (Grupo Transitório de Trabalho), que faz o planejamento. São pessoas voluntárias da administração para quem passo os projetos; elas verificam as necessidades e analisam quanto irá custar para manter”, explica.
O gestor destaca que a arrecadação está em dia, com meta cumprida, e irá fechar o ano com saldo positivo. “Já pagamos o 13º e o salário de janeiro dos servidores, e não estamos negativados. Fechamos as contas com superávit, o que será fundamental nos investimentos de 2018”, finaliza Gaspar.
Câmara
Hélio Alves Ribeiro (PSB) também completa um ano à frente da Câmara Municipal de Indaiatuba e, entre os destaques, o presidente da casa aponta a votação de leis que mudaram a história da cidade.
“A maior importância do legislativo é estar próximo às pessoas”, declara. “Votamos o LDO, o PPA, projetos para o turismo e segurança, além de verbas para entidades assistenciais. São leis que, de algum modo, mudam a vida das pessoas”, completa Hélio.
Entre os projetos implantados, o líder do legislativo cita a Semana do Empreendedorismo e a Semana de Conscientização no Trânsito. “Tivemos ainda as ações do Via Rápida, com os cursos de pintor de parede, manicure e pedicure, por meio do caminhão onde acontecem as aulas”, cita. Para o futuro, Hélio pretende implantar o legislativo na escola, e o Vem Para a Câmara. “Ambos visando o aumento da participação popular das ações da casa, incluindo sessões do plenário, eventos, audiências públicas, entre outros”, complementa.
Paralelo às ações junto à sociedade, Hélio também deu continuidade à reforma administrativa da Câmara. “Houve diminuição de cargos em comissão e a departamentalização (reestruturação dos departamentos, com redefinição das funções e atribuições). Ampliamos o acesso à informação com o novo site, mais moderno, eficiente e transparente, e houve a reforma elétrica do prédio, além da pintura e nova comunicação visual. Por fim, está em andamento a reforma do estacionamento, iniciada este mês; e no próximo ano, teremos o refeitório e o concurso público”, conclui.
“Com tudo isso, aumentou o movimento de pessoas utilizando plenário e plenarinho, além dos visitantes nas sessões (as moções servem para mostrar o trabalho dos vereadores). O maior objetivo é proporcionar imagem diferente do legislativo e agora percebo um interesse maior das pessoas em relação ao nosso trabalho”, garante Hélio.

Melhorias no site da Câmara atraíram os munícipes para o legislativo, afirma o presidente
Melhorias no site da Câmara atraíram os munícipes para o legislativo, afirma o presidente (Crédito: Werner Münchow)
Arrecadações estão em dia e superávit nas contas será fundamental para investimentos em novos projetos no ano que vem (Crédito: Eliandro Figueira)

Veja Também:

Comentar








Mais lidas

Vídeos

Filmes em cartaz


  • THOR: RAGNAROK



- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo