Por Silvia Bolivar
silviabolivar@gmail.com
Eleições
Aqui em Indaiatuba deu o que já era esperado: a eleição de um único candidato. No caso, a reeleição de Rogério Nogueira a deputado estadual.
Alguns outros foram bem votados, mas não tiveram êxito. Esses nomes certamente estarão nas eleições municipais em 2016.
Marina
Ela apanhou tanto da Dilma e PT (golpes baixos, mentiras graves) que não vai agora apoiar a adversária. Dilma bem que queria seu apoio e no staff petista há gente lamentando a baixaria contra Marina. Acham que foi um tiro no pé. Avaliam que Aécio Neves é um adversário mais difícil de bater. Marina Silva fez uma campanha digna, sem apelações e ataques mentirosos.
Feira da Bondade
A Apae de Indaiatuba já iniciou as vendas de boxes para a 15ª Feira da Bondade, um sucesso em todos os anos. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Eventos da Apae, no telefone 3801-8899.
Estiagem
As previsões meteorológicas indicavam chuva para final de setembro. Nada. Disseram que as chuvas vinham na segunda quinzena de outubro. Nova previsão agora é para novembro. Será que vamos ter mais um verão quente e seco?
A seca está terrível. E tem gente que ainda insiste em desperdiçar água.
*
O problema da estiagem no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil tem a ver com o desmatamento recorde feito no Pará e em Mato Grosso.
E ninguém consegue parar os desmatadores e pecuaristas. O que será de nós?
Água clorada
Conversei com pessoas reclamando do cheiro forte de cloro na água. Mas isso, de certa forma, é até bom. Mostra que a água foi tratada. Entretanto, é preocupante que o Saae tenha que usar tanto cloro para limpar o líquido. Será que tem a ver com a captação de água do Rio Jundiaí?
Lar de Velhos
Sucesso total o Leilão do Lar de Velhos, no Indaiatuba Clube, no sábado. Uma tarde de glamour e diversão. Muita gente compareceu para dar apoio e ajuda financeira, como o ex-prefeito José Onério e o atual prefeito Reinaldo Nogueira.
Valetas antiquadas
Várias ruas da cidade têm valetas para escoamento de água em cruzamentos. Essa era a solução usada no passado para evitar que a água da chuva ficasse empoçada.
Hoje novas soluções descartam o improviso. A Prefeitura já melhorou essas valetas em algumas ruas, mas muitas ainda têm o ultrapassado sistema. Veículos mais baixos “arranham” a lateria inferior ao passar por essas arapucas. Indaiatuba cresceu e precisa mostrar essa pujança também nesses pequenos detalhes.
Portal Z1
O tarimbado jornalista (e grande poeta) Lalo Arias é o editor do portal Z1, com matérias sobre Indaiatuba, Campinas e região. O Z1 Portal tem a proposta de destacar fatos e comentar as notícias da região. Além disso a cobertura cultural é ampla, incluindo nomes importantes do Brasil e do mundo. Lalo Arias é a pessoa certa para esse projeto.
PT em baixa
Parece que o petismo está em crise. As bancadas no Congresso e Assembleias tiveram redução no número de representantes do PT.
Além disso, o recado da eleição presidencial do primeiro turno indica que 60% não quis Dilma, preferiu Aécio, Marina ou os nanicos.
*
O grande desafio do PT e Dilma no segundo turno é mostrar as realizações e o combate à corrupção em suas próprias fileiras. Uma ação interessante seria reduzir pela metade o número de ministros.
Dilma não se beneficiou pessoalmente com os desvios de corrupção. Pelo menos é o que se sabe. Não tem conta em paraísos fiscais ou algo assim. Mas seu governo tem integrantes que se beneficiaram, o que acaba a atingindo.
*
O calcanhar de Aquiles a ser explorado pelos tucanos é a refinaria de Abreu e Lima, da Petrobras, que já está oito vezes mais cara do que o previsto. Também precisa ser explicada a compra da refinaria de Pasadena, que segundo a presidente da Petrobrás foi um “péssimo negócio”. Além disso há o porto em Cuba, que embora seja justificável como “investimento” com previsão de lucros, pegou mal porque temos aqui portos muito ruins e ultrapassados.
*
A grande mídia, principalmente a Veja, descaradamente apoia qualquer candidato que seja contra Dilma e o PT. Deixa de fora boas realizações. Há que se reconhecer.