18.6 C
Munique

10842 Mes De Fevereiro Fecha Com Melhor Media De Chuva Nos Ultimos 2 Anos

Leitura obrigatória



Home › Notícias › Cidade › Mês de fevereiro fecha com melhor média de chuva nos últimos 2 anos  
Mês de fevereiro fecha com melhor média de chuva nos últimos 2 anos



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Publicado em 04/03/2015 às 10h02Mariana Corrér – [email protected]
Volume de água acumulada foi maior que a soma de sete meses de 2014
Eduardo TuratiMarço deve ser mais seco e chuva deve chegar apenas no final de semana

*

Mariana Corrér

[email protected]



Depois de um ano com chuvas abaixo da média, 2015 começou mais animador na região. Com precipitações mais frequentes, este ano tem superado os resultados de 2014 e fevereiro é prova disso.



Não chovia tanto em 24 meses, como apresentam os registros do pluviômetro do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) III, no Pimenta.

O acumulado dos 28 dias do segundo mês do ano foi de 244,2 mm. O último volume maior que esse foi registrado em fevereiro de 2013, quando choveu 245,8 mm, pouco a mais que agora.

O total do fevereiro mais recente é maior que o de sete meses juntos do ano passado. Entre abril e outubro de 2014 choveu apenas 230 mm, 14 mm a menos que neste mês.



Entre os 24 meses que separam as maiores chuvas dos últimos anos, o maior volume catalogado pelo pluviômetro do Saae foi em março de 2014, com 177,9 mm, apenas.

O dia que mais choveu foi em 9 de fevereiro, uma segunda-feira, quando o volume foi de 92 mm. Somente este dia acumulou mais chuva que os meses de maio, junho, julho e agosto de 2014 juntos. Não chovia tanto em um único dia desde março do ano passado, quando choveu 104 mm no dia 8.



Outros dias também registraram precipitações volumosas, como no dia 6, com quase 40 mm de chuva. Apenas 13 dias do mês não teve registro de chuva.



Previsões



O Saae não tem previsões otimistas para março. Como havia declarado a autarquia por meio de sua assessoria de comunicação, os níveis dos mananciais estão ótimos e a reservação da pré-represa do Rio Capivari-Mirim está dando certo, colaborando para o abastecimento de parte da cidade, o que é positivo, pois não há previsão de chuvas consistentes a partir de março, adiantando o período de estiagem em Indaiatuba.



De acordo com o Centro de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta semana já deve ser mais seca, sem previsão de precipitações até hoje, dia 4. Na quinta-feira, dia 5, a previsão é de apenas 20% de probabilidade de chover na cidade. Para o fim de semana, porém, a expectativa é de 80%, de sexta-feira a domingo.

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo