17.1 C
Munique

10845 Fichas Medicas Do Caps Sao Encontradas Na Rua

Leitura obrigatória



Home › Notícias › Cidade › Fichas médicas do Caps são encontradas na rua  
Fichas médicas do Caps são encontradas na rua



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Publicado em 04/03/2015 às 10h18Adriana Brumer Lourencini – [email protected]
Mulher estava indo trabalhar quando encontrou as fichas com informações pessoais e médicas jogadas na Av. Ário Barnabé
Sueli Oliveira

*

Adriana Brumer Lourencini

[email protected]



A Tribuna recebeu a informação de que foram encontradas cerca de trinta fichas de pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), unidade do Jardim Pau Preto. Os papéis foram encontrados pela técnica em telefonia, Sueli Oliveira, no Jardim Morada do Sol, proximidades da Avenida Ário Barnabé.



“Na sexta-feira, eu estava indo para o trabalho quando vi as fichas todas jogadas no chão”, afirma Sueli. “Achei muito estranho, pois as folhas estavam inteiras, e lá constavam os nomes dos pacientes, os endereços e os históricos”. Sueli, então, recolheu as fichas e levou para casa.



Em seguida, ela foi até o Caps da Rua José da Costa para devolver os documentos e declarou ter sido tratada com descaso. “Perguntei como essas fichas teriam saído de lá, e por quê; mas, a coordenadora tentou desconversar e disse apenas que iria verificar quem tinha jogado fora”, lembra Sueli. “Inclusive, falei com uma amiga que faz tratamento no Caps do Jardim Pau Preto, e ela confirmou que há um paciente, de apelido Toquinha, que pegou as fichas e andou jogando pela cidade”.



Sueli acrescenta que, após devolver os documentos no Caps, decidiu voltar ao local onde os encontrou – em frente ao supermercado Sumerbol, no Jardim Morada do Sol – para ‘investigar’ melhor os fatos. “Este rapaz, o Toquinha, costuma ficar sentado por lá escrevendo nas fichas e assinando, como se fosse o médico”, relata Sueli. “A vendedora de caldo de cana também viu as fichas jogadas ali. Toquinha mora nas redondezas, e não sabemos como ele teve acesso a esses papeis”, observa. Vanda, a amiga de Sueli, revela que Toquinha vai semanalmente ao Caps para tomar medicação, e que ele tem o hábito de mexer no lixo que sai da instituição. “Temos quase certeza de que eles jogaram essas fichas fora, e ele (Toquinha) acabou pegando”, opina Vanda.



“Explicação”



Questionada sobre o ocorrido, a coordenadora da unidade II do Caps, Erika Tatiane Correa dos Santos, disse desconhecer como alguém possa ter ido até os arquivos e retirado o envelope com as fichas dos pacientes. “As pessoas que estão em tratamento intensivo ficam aqui na unidade o dia todo, e têm livre acesso às dependências. Concluímos que o paciente, não podemos confirmar se foi o Toquinha, entrou na sala de arquivos e retirou o envelope com cerca de 30 fichas”, examina Erika. “Além das fichas encontradas no Jardim Morada do Sol, fomos informados de que outras foram jogadas em uma rua próxima daqui”, complementa. Ela ressaltou também que estão fazendo uma averiguação para ver o que realmente aconteceu e, caso tenha sido descuido de algum funcionário, irão reforçar a vigilância. “Isso não irá mais se repetir”, garante a coordenadora.

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo