Primeiro Caderno
- Charge
- Cidade
- Dropes
- “Ekos” do Santuário
- Em pauta
- Espaço do leitor
- Esportes
- Filatelia
- Imagem da Cidade
- Manchetes
- Pinceladas
- Polícia
- Serviços
- Súmula
- Você Sabia
Caderno B
- Agenda
- Almanaque
- Cinema
- Horóscopo
- Lazer e Cultura
- Livros
- No Divã
- Resumo de Novelas
- Sílvia em Revista
- Social
Classificados
- Páginas Online
- Anuncie
- Caderno Imobiliário

Através de um balanço prévio, a Secretaria Municipal de Saúde informou ontem, dia 12, por meio da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, que cerca de 7 mil pessoas foram vacinadas no último sábado, dia 10, em Indaiatuba, contra o vírus Influenza A, durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1). A pasta também informou que o posto de vacinação com maior procura da população foi a Unidade Básica de Saúde (UBS 4), no Jardim Morada do Sol, com 1.383 pessoas imunizadas. Em seguida vieram a UBS II, na Cecap, e o Ambulatório da Mulher, também no Jardim Morada do Sol.
Com os novos números, a Secretaria divulgou que do dia 8 de março, quando a campanha começou, até o sábado, dia 10, a cidade vacinou 20.491 pessoas incluídas nos grupos de risco imunizados até agora, cerca de 29% do total das 70.094 pessoas esperadas para toda a campanha. Foram 1.793 profissionais de saúde, um indígena, 1.467 gestantes, 5.305 pessoas com doenças crônicas, 3.748 crianças de seis meses a dois anos de idade, 8.177 adultos de 20 a 29 anos.
Para a realização do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou 100 profissionais, que foram distribuídos nos 15 postos de vacinação espalhados pela cidade, que ficaram abertos das 8h às 17h.
A terceira etapa da campanha nacional continua até o próximo dia 23. Nela, devem ser vacinados os adultos de 20 a 29 anos que ainda não tomaram sua dose da vacina. As pessoas que estavam incluídas na segunda fase da campanha, como as gestantes, crianças de seis meses a dois anos de vida e pessoas com doenças crônicas, tiveram o prazo para a vacinação estendido e ele também termina no próximo dia 23.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população leve a caderneta de vacinação e um documento de identificação com foto para os adultos. Não é necessário para as gestantes e pessoas portadoras de doenças que levem documento atestando a gravidez ou a doença.
Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos. As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois de 23 de abril, que é quando termina a etapa para o grupo, também poderá ser vacinada nas etapas seguintes.
De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a Gripe A os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.
A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.