Primeiro Caderno
- Charge
- Cidade
- Dropes
- “Ekos” do Santuário
- Em pauta
- Espaço do leitor
- Esportes
- Filatelia
- Imagem da Cidade
- Manchetes
- Pinceladas
- Polícia
- Serviços
- Súmula
- Você Sabia
Caderno B
- Agenda
- Almanaque
- Cinema
- Horóscopo
- Lazer e Cultura
- Livros
- No Divã
- Resumo de Novelas
- Sílvia em Revista
- Social
Classificados
- Páginas Online
- Anuncie
- Caderno Imobiliário
As pessoas que desejam tirar seu título de eleitor ou pedir transferência do documento para Indaiatuba têm até o próximo dia 5. Com a proximidade da data, a fila no Cartório Eleitoral indaiatubano é grande a qualquer hora do dia. Indaiatuba possui hoje cerca de 131 mil eleitores, distribuídos em 323 sessões eleitorais, sendo 20 delas adaptadas para deficientes físicos. Com o intenso movimento, a chefe do cartório local, Lilian Dalva Silva de Lima, estima que o número salte para até 134 mil neste ano.
Segundo Lilian, por semana, o Cartório indaiatubano está atendendo cerca de 500 pessoas. A demora é de cerca de 20 minutos. “Desde março o movimento tem aumentado e as filas começaram a surgir, é porque a maioria deixou para a última hora para regularizar a situação”, comenta.
Quem completará 16 anos até o dia 5 de maio pode tirar seu título de eleitor, em caráter facultativo, já que ele só passa a ser obrigatório aos 18 anos. Com esta idade, para dar entrada no título é necessário comparecer até o Cartório Eleitoral levando cópias do RG e comprovante de endereço. Para pessoas com 18 anos, é necessário, além das cópias do RG e do comprovante de endereço, a cópia da carteira de reservista ou comprovante de alistamento militar.
Quem quer transferir o título para Indaiatuba deve apresentar cópia do RG, o título de eleitor original, comprovantes de votação ou de justificativa de 2000 a 2008 e comprovante de endereço, em seu nome, ou em nome de alguém da família, caso seja solteiro, provando que mora há mais de três meses na cidade.
A multa para quem não votar em cada turno eleitoral é de R$ 3,51. Caso o eleitor não vote em três eleições seguidas, o título é cancelado e precisa, além de recolher a taxa de multa, dar entrada em novo título de eleitor.
Segundo a chefe do cartório, os eleitores que votavam na antiga Escola Estadual Benedita Wagner de Campos serão transferidos para a unidade 2 da faculdade Max Planck, na Avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Pedroso. “O Benedita foi municipalizado então fomos obrigados a transferir estes eleitores, portanto, eles devem ficar atentos a isso”, revela.
O Cartório Eleitoral fica na Rua 13 de Maio, 834, no Centro. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 11h às 18h, porém, é aberto ao público a partir das 12h.