*
Por Leandro Povinelli
[email protected]
Duas pessoas foram detidas pela Guarda Civil de Indaiatuba durante o final da manhã do dia 8 de outubro, após uma perseguição ser iniciada na Rua Candelária, no Centro. A ocorrência também teve a participação do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil e houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. A dupla, apontada como autora de sete furtos de veículos na cidade, foi capturada na Rua Regente Feijó, esquina com a Rua Armando Sales de Oliveira, no bairro Cidade Nova, depois de colidir em outros dois automóveis estacionados em via pública.
“A Polícia Civil, há algum tempo, vem intensificando o trabalho contra o furto e roubo de veículos na cidade. Foi então que recebemos a informação do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil sobre a entrada de um veículo monitorado em Indaiatuba, suspeito de ter praticado alguns furtos de veículos no bairro Cidade Nova”, informou o delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, houve o acompanhamento do automóvel suspeito, um Ford Fiesta com placas de Curitiba, por algumas ruas, sendo que o veículo ingressou na contramão e dirigiu em alta velocidade, até que, em determinado momento, os suspeitos colidiram contra dois carros estacionados e tentaram se evadir a pé, mas foram capturados por outras guarnições da Guarda Civil que foram dar apoio à ocorrência, cercando todo o perímetro.
“Os indivíduos eram de Campinas, todos com passagem por furto de veículos. Provavelmente estavam na cidade para cometer novos delitos. Com esta ocorrência, conseguimos esclarecer sete casos de furtos de veículos em Indaiatuba”, disse Oliveira.
No interior do automóvel utilizado pelos suspeitos, porém, foram encontradas ferramentas diversas, chaves falsas, 11 módulos de ignição veicular e dois rotores de ignição. Conforme as explicações do delegado, a suspeita é de que a dupla agia para fomentar desmanches clandestinos.
“Geralmente, quem pratica o furto de veículos em grande quantidade, abastece algum local que pratica o desmanche de veículos para a comercialização de peças automotivas. Quem fomenta o furto de veículo são os receptadores. Assim, eles tinham o objetivo de alimentar algum local ainda desconhecido, que será investigado.”
Ao término da ocorrência, os suspeitos foram conduzidos até a delegacia do município e autuados pelos crimes de resistência, desobediência e direção perigosa. Delito esses que, se somados, permitem o arbitramento de fiança para responder em liberdade. Diante dos fatos, foi exibida, por cada um, a quantia de R$ 1.300, estipulada pela autoridade policial, fazendo com que os indivíduos fossem liberados para responder pelo crime em liberdade. A suposta arma utilizada pelos suspeitos na troca de tiros não foi localizada.