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Veja os cuidados para as compras no “Black Friday”



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Publicado em 26/11/2014 às 17h40Mariana Corrér – [email protected]
Estabelecimentos devem dar descontos de até 70%
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Mariana Corrér

[email protected]



O Black Friday, que será realizado na próxima sexta, dia 28, tem se tornado uma data forte para o comércio brasileiro. Com isso, muitas lojas se aproveitam da espera do consumidor e forjam os descontos, aumentando o preço na véspera para poder cobrar o mesmo valor. Por isso, é importante o consumidor se antecipar e fazer uma pesquisa de preço para saber quais são os valores originais do produto que lhe interessa e, assim, descobrir se os descontos são reais ou não.



Desde agosto deste ano, o Procon-SP tem monitorado os preços dos principais varejistas na internet, semanalmente, para detectar se haverá aumento abusivo ou propaganda enganosa de oferta. “O Procon-SP está preparado para a Black Friday e o nosso objetivo é equacionar o problema do consumidor junto a empresa em tempo real. Além disso, recomendamos que as compras sejam feitas rapidamente por causa dos estoques – produto no carrinho não é garantia de compra”, esclarece o diretor executivo da Fundação, Alexandre Modonezi.



Outras dicas do Procon são:

– analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas;

– imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido;

– ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.



A fundação ressalta que o fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. O Procon do Estado de São Paulo ainda disponibilizará seus canais de atendimento por 24 horas. Também criou uma hashtag especial #BlackFridaynamiradoProconSP que os internautas poderão utilizar. No Twitter (@proconspoficial), use a hashtag e envie o print ou o link da página com o problema. O mesmo procedimento pode ser feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados e, se necessário, abertura de processo administrativo.



A equipe de atendimento da Fundação entrará em contato com os SACs das empresas em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados pelos consumidores.

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