*
Mariana Corrér
[email protected]
Para regular o trânsito e minimizar risco de acidentes em pontos críticos do município, a Secretaria de Obras e Vias Públicas (Semop) planeja a implantação de lombadas eletrônicas em Indaiatuba.
Os equipamentos estão previstos para o primeiro semestre do ano que vem, ainda sem data certa.
De acordo com a assessoria da pasta, ainda estão sendo concluídos os estudos para a instalação dos novos controladores, portanto os locais também não foram definidos. As lombadas eletrônicas não substituirão as já existentes, bem como os radares fixos. “O objetivo é instalá-las em locais onde há alto índice de acidentes devido à velocidade excessiva dos motoristas”, explica a assessoria.
O funcionamento dos equipamentos também será explanado quando já estiverem instalados. No entanto, essas lombadas, normalmente, possuem funcionamento semelhante aos dos radares, porém com um visor que mostra a velocidade em que o veículo está trafegando. Ao ultrapassar a velocidade máxima da via, o veículo fica registrado para que seja cobrada posteriormente a infração.
Controle
Para controle de velocidade, Indaiatuba conta, hoje, apenas com três radares fixos em suas avenidas. Dois deles ficam na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, um na altura da Chácaras Areal e outro em frente à Prefeitura. O terceiro, e mais recente, fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, em frente à Praça da Liberdade, e foi implantado no local após tragédia que deixou dois mortos em um trailer de lanches.
Também existem os radares móveis e itinerantes, que funcionam em várias avenidas, sempre de segunda a sábado, durante o dia. Durante o ano, com o mesmo objetivo, a Semop implantou lombadas convencionais, não apenas em avenidas e ruas de maiores movimentos, mas também em bairros, próximos a cruzamentos e escolas.