15.4 C
Munique

10650 Pilates Beneficios Para O Corpo E A Mente Femininos

Leitura obrigatória



Home › Notícias › Mulher › Pilates: Benefícios para o corpo e a mente femininos  
Pilates: Benefícios para o corpo e a mente femininos



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Atualizado em 17/12/2014 às 16h40Publicado em 17/12/2014 às 16h39Fábio Alexandre – [email protected]
Condicionamento e resultado rápido fazem a fama da prática
DIVULGAÇÃO

Jéssica Santana

[email protected]



Criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), o método Pilates têm se tornado o “queridinho” das mulheres, principalmente fortificado por celebridades como a atriz Ísis Valverde, a modelo Izabel Goulart e a ex-modelo e empresária Luíza Brunet, que fazem questão de exibir em suas redes sociais a prática e os resultados obtidos pela execução contínua da modalidade.



O Pilates consiste em uma filosofia de treinamento resistido que, através dos seus princípios, exercícios e aparelhos, condiciona, reabilita e relaciona o corpo e a mente de quem o pratica. “O método ensina o aluno a tomar consciência da respiração, do alinhamento da coluna e fortalece os músculos mais profundos do tronco, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável”, conta a professora de Educação Física que ministra aula de Pilates, Daiana Zumestein.


A professora também explica que a técnica mistura um treino de força e flexibilidade, priorizando a qualidade dos movimentos ao invés da quantidade. “Essa prática ajuda a tonificar os músculos sem exageros. Ela melhora a postura, alonga e prioriza o equilíbrio, assim, nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente em qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até práticas esportivas”.



Para as mulheres especificamente, a prática contínua do Pilates elimina um dos piores vilões do corpo feminino: A gordura abdominal.



Por ser um exercício mais personalizado, os resultados podem ser notados em pouco tempo, principalmente na região do abdome, tão cobiçado pelo público feminino, como conta a também professora de Educação Física que ministra aula de Pilates, Thabata Stein. “As mulheres querem essa região definida, e esse método auxilia muito, justamente por tratar destes músculos mais profundamente”.



DIVULGAÇÃO

Thabata ainda reforça que para ajudar no resultado do corpo saudável e delineado, as mulheres devem apostar também em outras práticas, preferencialmente, atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, dançar ou aulas de natação. “As aulas de Pilates podem ser realizadas de duas a três vezes por semana, com duração média de 55 minutos. Por isso é importante conciliar com outra atividade, pois assim, a aluna trabalha o sistema cardiovascular e também a manutenção do peso”.



Outro benefício para as mulheres é a possibilidade de realizar esta atividade durante a gravidez. “Os médicos têm indicado Pilates para gestantes por seus benefícios específicos nessa região do corpo, além de que, a prática fortalece o assoalho pélvico e trabalha na redução de lombalgias, além de ser um alongamento correto”, afirma Thabata.



Sobre a questão “peso” as duas professoras reforçam que a modalidade auxilia no emagrecimento, pois os exercícios exigem um gasto calórico alto devido à sua complexidade. “Não é preciso uma dieta específica, porém, a alimentação deve ser saudável e balanceada”, comenta Daiana.





Entenda as modalidades dentro do Pilates



Mat Pilates – Realizado com grupos de até 10 alunos trabalha exercícios no solo com a utilização de bolas, faixas elásticas, pranchas de equilíbrio e etc.



Pilates de Studio – Mais personalizado, é realizado em aparelhos específico como o Reformer,

Cadillac, Barrel e a Chair. As aulas têm no máximo três alunos.



*Ambos devem ser realizados com roupas confortáveis que não limitem ou impeçam os movimentos.





Benefícios da prática



– Alonga e fortalece o corpo.

– Promove mobilidade de músculos e articulações.

– Corrige postura; melhora coordenação, equilíbrio e alinhamento do corpo.

– Previve e reduz riscos de lesões.

– Alivia o stress.

– Desenvolve corpo, mente e espírito de maneira uniforme.

– Exercita todos os músculos a partir da concentração no centro da força (abdome).

– Alivia dores musculares e articulares.

– Aumenta a capacidade respiratória.

– Aperfeiçoa o desempenho desportivo.

– Aumenta a autoestima.

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo