3.1 C
Munique

10830 Jardim Morada Do Sol Comemora 35 Anos

Leitura obrigatória



Home › Notícias › Cultura e Lazer › Jardim Morada do Sol comemora 35 anos  
Jardim Morada do Sol comemora 35 anos



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Atualizado em 02/03/2015 às 09h56Publicado em 02/03/2015 às 09h53Fábio Alexandre – [email protected]
Vereador Hélio Ribeiro apresentou programação com atividades durante o mês de março
Rose Parra

*

Fábio Alexandre

[email protected]



Em seu blog ‘História de Indaiatuba’, a historiadora Eliana Belo Silva destaca que por volta do século 19 existia na região sul de Indaiatuba uma fazenda denominada Engenho D’Água, pertencente à tradicional família Barnabé. Na década de 70, estas terras começaram a ser loteadas e assim surgiria a Cecap, mais precisamente o Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima.



Tempos depois, em 1980, o então prefeito Clain Ferrari aprovaria, através do Decreto Municipal 2.081 de 19 de março daquele ano, o loteamento denominado Jardim Morada do Sol. Aos poucos, o crescimento do Distrito Industrial traria para Indaiatuba famílias inteiras de outros Estados, principalmente paranaenses, muitos da cidade de Moreira Sales. Desde então, o bairro cresceu, recebeu novos migrantes e hoje conta com uma atividade comercial intensa.



Para celebrar os 35 de história do Jardim Morada do Sol – que atualmente concentra cerca de 40% da população de Indaiatuba – o vereador Hélio Ribeiro (PSB) anunciou na manhã de quarta-feira, dia 25, uma série de atividades que envolvem palestras, partidas de futebol, shows e atrações culturais. É dele o Projeto que serviu como base para a Lei 5.644, de 2009, que inclui a data no calendário oficial do Município.



“Moro no Jardim Morada do Sol há 30 anos e muita gente por lá não sabe que o bairro está comemorando 35 anos de idade”, comenta Hélio. “Por isso, em 2010 começamos a realizar ações que envolviam shows na Praça do Lago, jogos de futebol e muito mais”. Em 2015, as comemorações ganham novidades, por meio de parceria com a Faculdade Max Planck.



Durante o mês de março, diversas palestras foram agendadas. “Acompanhando o crescimento do bairro percebi que existe a necessidade de investir em informação, motivo pelo qual foi feita a parceria com a Faculdade Max Planck”, destaca o vereador. “Teremos palestras e workshops com assuntos voltados para os comerciantes, um incentivo para tentar ‘driblar’ a crise que deve afetar o setor ainda mais nesse ano”, continua.



Pesquisas



As palestras foram definidas após pesquisas no bairro. “Visitamos diversos comerciantes e levantamos quais as principais dificuldades. Com estas informações, a Max Planck definiu três temas para as palestras”, explica Hélio. “O objetivo da Faculdade é se integrar à comunidade”, lembra a professora Vânia Grillo, coordenadora do projeto Max Social. “Por isso aceitamos participar deste importante evento”.



Estão programadas três palestras. A primeira, no dia 10 de março, às 19h30, traz o tema Como Calcular o Preço do seu Produto e será ministrada pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Max Planck. “Vamos tratar do preço de compra e venda. É importante para o comerciante entender por quanto ele precisa vender e quanto o mercado absorve”, destaca o professor Fernando Eufrásio.



No dia 11, também a partir das 19h30, acontecem mais duas palestras, com os temas Marketing Promocional e Fidelização do Cliente, ministrada pelo curso de Marketing, e Contratação e Motivação de Mão de Obra, pelo curso de Recursos Humanos. “Sabemos que hoje em dia existe muita dificuldade na contratação e retenção da mão de obra”, afirma a professora Mylene Dias Rezende, coordenadora do curso de Gestão em RH. “Queremos orientar os comerciantes para que aquele emprego oferecido não seja apenas um trampolim para outra vaga no mercado”.



As palestras serão realizadas na Câmara Municipal, que fica na Rua Humaitá, 1.167. A participação é gratuita, mas os interessados devem confirmar presença até o dia 6 de março por meio do telefone (19) 3885-7718 ou pelo e-mail helioribeiro@ camaraindaiatuba.sp.gov.br.



Homenagens



Atualmente, o Jardim Morada do Sol conta com aproximadamente 70 mil moradores e quase 20 mil residências. Mas para celebrar os 35 anos do bairro, 15 pessoas foram selecionadas e serão homenageadas dentro da programação. “Pré-selecionamos 15 pessoas que moram no bairro e descobrimos algumas pessoas que moram lá desde 1979, antes mesmo do Decreto que criou o Jardim Morada do Sol”, revela Hélio. “É importante preservamos a memória do bairro e trabalharemos em conjunto com a Fundação Pró-Memória”.



No dia 22, um evento para a comunidade está programado. “Queremos fazer uma grande festa, com atrações musicais e brinquedos para a criançada”, destaca o vereador. “Sempre fizemos na Praça do Lago, mas como temos a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) nas proximidades, mudamos para a Praça da Rua 29”. Hélio destacou que as atrações ainda não foram fechadas.



Por fim, a equipe do vereador criou no Facebook a página Resgate e Preservação da História do Jardim Morada do Sol, para que os internautas possam enviar fotos e histórias sobre o bairro. “O objetivo é que todos contribuam, principalmente aqueles que moram e ajudaram no crescimento do bairro. Podem ser fotos, relatos, histórias sobre pessoas, comércios, espaços públicos, arquitetura”, conta.



PROGRAMAÇÃO



Dia 8 – 8h às 18h

Início do Torneio de Futebol de Areia

Local: Floresta Parque



Dias 10 e 11 – 20h às 22h

Workshop para comerciantes

Local: Câmara Municipal



Dia 15 – 9h às 18h

Torneio de Futebol de Areia

Local: Parque Corolla



Dia 18 – 19h30

Homenagem aos moradores

Local: Câmara Municipal



Dia 19 – 19h

Palestra com Dr. José Roberto Stefani, secretário da Saúde, e com Nilson Alcides Gaspar, superintendente do Saae

Local: Igreja Santo Antônio



Dia 21 – 18h

Oração Ecumênica

Local: Igrejas do bairro



Dia 22 – 9h às 18h

Festa para as crianças e final do Torneio de Futebol de Areia

Local: Praça da Rua 29



Dia 28 – 13h às 18h

Festival de Futebol de Campo (Veteranos)

Local: Campo São Conrado



Dia 29 – 9h às 18h

Festival de Futebol de Campo

Local: Campo São Conrado

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo