*
Fábio Alexandre
cultura@tribunadeindaia.com.br
Em seu blog ‘História de Indaiatuba’, a historiadora Eliana Belo Silva destaca que por volta do século 19 existia na região sul de Indaiatuba uma fazenda denominada Engenho D’Água, pertencente à tradicional família Barnabé. Na década de 70, estas terras começaram a ser loteadas e assim surgiria a Cecap, mais precisamente o Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima.
Tempos depois, em 1980, o então prefeito Clain Ferrari aprovaria, através do Decreto Municipal 2.081 de 19 de março daquele ano, o loteamento denominado Jardim Morada do Sol. Aos poucos, o crescimento do Distrito Industrial traria para Indaiatuba famílias inteiras de outros Estados, principalmente paranaenses, muitos da cidade de Moreira Sales. Desde então, o bairro cresceu, recebeu novos migrantes e hoje conta com uma atividade comercial intensa.
Para celebrar os 35 de história do Jardim Morada do Sol – que atualmente concentra cerca de 40% da população de Indaiatuba – o vereador Hélio Ribeiro (PSB) anunciou na manhã de quarta-feira, dia 25, uma série de atividades que envolvem palestras, partidas de futebol, shows e atrações culturais. É dele o Projeto que serviu como base para a Lei 5.644, de 2009, que inclui a data no calendário oficial do Município.
“Moro no Jardim Morada do Sol há 30 anos e muita gente por lá não sabe que o bairro está comemorando 35 anos de idade”, comenta Hélio. “Por isso, em 2010 começamos a realizar ações que envolviam shows na Praça do Lago, jogos de futebol e muito mais”. Em 2015, as comemorações ganham novidades, por meio de parceria com a Faculdade Max Planck.
Durante o mês de março, diversas palestras foram agendadas. “Acompanhando o crescimento do bairro percebi que existe a necessidade de investir em informação, motivo pelo qual foi feita a parceria com a Faculdade Max Planck”, destaca o vereador. “Teremos palestras e workshops com assuntos voltados para os comerciantes, um incentivo para tentar ‘driblar’ a crise que deve afetar o setor ainda mais nesse ano”, continua.
Pesquisas
As palestras foram definidas após pesquisas no bairro. “Visitamos diversos comerciantes e levantamos quais as principais dificuldades. Com estas informações, a Max Planck definiu três temas para as palestras”, explica Hélio. “O objetivo da Faculdade é se integrar à comunidade”, lembra a professora Vânia Grillo, coordenadora do projeto Max Social. “Por isso aceitamos participar deste importante evento”.
Estão programadas três palestras. A primeira, no dia 10 de março, às 19h30, traz o tema Como Calcular o Preço do seu Produto e será ministrada pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Max Planck. “Vamos tratar do preço de compra e venda. É importante para o comerciante entender por quanto ele precisa vender e quanto o mercado absorve”, destaca o professor Fernando Eufrásio.
No dia 11, também a partir das 19h30, acontecem mais duas palestras, com os temas Marketing Promocional e Fidelização do Cliente, ministrada pelo curso de Marketing, e Contratação e Motivação de Mão de Obra, pelo curso de Recursos Humanos. “Sabemos que hoje em dia existe muita dificuldade na contratação e retenção da mão de obra”, afirma a professora Mylene Dias Rezende, coordenadora do curso de Gestão em RH. “Queremos orientar os comerciantes para que aquele emprego oferecido não seja apenas um trampolim para outra vaga no mercado”.
As palestras serão realizadas na Câmara Municipal, que fica na Rua Humaitá, 1.167. A participação é gratuita, mas os interessados devem confirmar presença até o dia 6 de março por meio do telefone (19) 3885-7718 ou pelo e-mail helioribeiro@ camaraindaiatuba.sp.gov.br.
Homenagens
Atualmente, o Jardim Morada do Sol conta com aproximadamente 70 mil moradores e quase 20 mil residências. Mas para celebrar os 35 anos do bairro, 15 pessoas foram selecionadas e serão homenageadas dentro da programação. “Pré-selecionamos 15 pessoas que moram no bairro e descobrimos algumas pessoas que moram lá desde 1979, antes mesmo do Decreto que criou o Jardim Morada do Sol”, revela Hélio. “É importante preservamos a memória do bairro e trabalharemos em conjunto com a Fundação Pró-Memória”.
No dia 22, um evento para a comunidade está programado. “Queremos fazer uma grande festa, com atrações musicais e brinquedos para a criançada”, destaca o vereador. “Sempre fizemos na Praça do Lago, mas como temos a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) nas proximidades, mudamos para a Praça da Rua 29”. Hélio destacou que as atrações ainda não foram fechadas.
Por fim, a equipe do vereador criou no Facebook a página Resgate e Preservação da História do Jardim Morada do Sol, para que os internautas possam enviar fotos e histórias sobre o bairro. “O objetivo é que todos contribuam, principalmente aqueles que moram e ajudaram no crescimento do bairro. Podem ser fotos, relatos, histórias sobre pessoas, comércios, espaços públicos, arquitetura”, conta.
PROGRAMAÇÃO
Dia 8 – 8h às 18h
Início do Torneio de Futebol de Areia
Local: Floresta Parque
Dias 10 e 11 – 20h às 22h
Workshop para comerciantes
Local: Câmara Municipal
Dia 15 – 9h às 18h
Torneio de Futebol de Areia
Local: Parque Corolla
Dia 18 – 19h30
Homenagem aos moradores
Local: Câmara Municipal
Dia 19 – 19h
Palestra com Dr. José Roberto Stefani, secretário da Saúde, e com Nilson Alcides Gaspar, superintendente do Saae
Local: Igreja Santo Antônio
Dia 21 – 18h
Oração Ecumênica
Local: Igrejas do bairro
Dia 22 – 9h às 18h
Festa para as crianças e final do Torneio de Futebol de Areia
Local: Praça da Rua 29
Dia 28 – 13h às 18h
Festival de Futebol de Campo (Veteranos)
Local: Campo São Conrado
Dia 29 – 9h às 18h
Festival de Futebol de Campo
Local: Campo São Conrado