3.1 C
Munique

10834 Nova Rede De Gas Natural Chega A Cidade

Leitura obrigatória



Home › Notícias › Cidade › Nova rede de gás natural chega à cidade  
Nova rede de gás natural chega à cidade



Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Publicado em 02/03/2015 às 10h32Adriana Brumer Lourencini – [email protected]
Empresa vai instalar 7 km de tubulação nas principais avenidas para atender o comércio
Adriana Brumer LourenciniA nova rede deve ser instalada entre as Avenidas Presidente Kennedy e Presidente Vargas

*

Adriana Brumer Lourencini

[email protected]



A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) dá início à expansão da rede de gás natural canalizado em Indaiatuba. O trabalho começou em fevereiro, e até o final de março serão instalados cerca de sete quilômetros de rede nas Avenidas Presidente Vargas e Presidente Kennedy, no Bairro Cidade Nova. Até um ano, a Comgás pretende conectar 40 clientes. As obras são a continuação do projeto que já está em execução na Região Metropolitana de Campinas.



Segundo Renato Brandão, gerente regional da Comgás, a rede de distribuição de gás natural em Indaiatuba irá atender, a princípio, apenas o comércio existente nas duas avenidas e proximidades. “Funcionará como um serviço de telefonia, por exemplo”, explica Brandão. “A rede estará à disposição, e o comerciante terá a opção de contratar o serviço ou não”, comenta.



Ele ressalta ainda que a instalação das tubulações será feita utilizando-se o método não destrutivo (MND), também chamado de perfuração horizontal direcionada. “Por este sistema de construção não há a necessidade de abrir valas em toda extensão da via por onde passará a tubulação de gás. São abertas duas valas de 1,5 x 1,5 metros, distantes até 200 metros entre si. Em uma delas, por meio de equipamento de perfuração horizontal, a tubulação é instalada no subsolo. O método faz com que as obras gerem menos transtornos para a cidade”.



Os custos para o consumidor ainda não foram divulgados. “O valor da mensalidade irá depender do consumo”, conclui.



Benefícios



O gás natural pode ser usado em residências, comércios, indústrias e em veículos. Trata-se de um energético moderno, prático, limpo e seguro, pois não necessita de armazenamento e transporte. Nas residências e comércios, o gás natural pode ser utilizado para aquecimento de água, cocção de alimentos e climatização de ambientes. Na indústria, o energético é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes, e como redutor siderúrgico na fabricação de aço. Já na área de transportes, o gás natural é utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o etanol.



Entre as vantagens de sua utilização, está o elevado padrão de segurança nas instalações, e o fornecimento contínuo, 24 horas por dia, que dispensa o armazenamento e a substituição de gás em botijões ou cilindros. “Como o gás natural é mais leve que o ar, no caso de vazamento ele se dissipa rapidamente, evitando acidentes”, observa Brandão.



A Comgás possui concessão pública para o fornecimento de gás natural em Indaiatuba, sendo a responsável, inclusive, pelo abastecimento em postos de combustíveis do Gás Natural Veicular (GNV).



Brandão cita ainda que o gás natural é mais saudável para o planeta, pois é resultante da combustão de produtos inodoros, isentos de óxido de enxofre e partículas de fuligem. “Em residências ou no comércio, pode ser usado no aquecimento da água e climatização de ambientes”.

Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA




Comentários (0)

- Advertisement -spot_img

Mais artigos

- Advertisement -spot_img

Último artigo