Publicado em: 07/04/2017 14h58 – Atualizado em 07/04/2017 20h14
Fazer aeróbio antes ou depois do treino ?
Fala galera,
Hoje vamos falar sobre uma das questões mais perguntadas nas academias.
– Professor! Devo fazer aeróbio antes ou depois?
Aiiii aluninhos, vamos lá.
Antes de responder essa questão devemos analisar 2 fatores fisiológicos.
1) Fonte de energia utilizada; e 2) desgaste muscular.
Para ambos os casos o glicogênio muscular será utilizado e em ambos os casos também haverá o desgaste muscular.
Vamos supor que o seu objetivo é hipertrofiar, ou seja, buscar a dano tecidual, microlesão sarcomial. (Estamos falando de um treino pesado de musculação, ok?) de que vale você desgastar seu músculo depletando as fontes energéticas de glicogênio anteriormente, seja de forma moderada ou leve?
Da mesma forma se seu objetivo é ganho de capacidade aeróbia, aumentar limiares de Vo2, de que vale chegar nesse tipo de treinamento já cansado?
Muito bem, sendo assim me parece melhor deixar o treino objetivo para primeiro plano.
Mas e o treino concorrente?
Em um estudo de 2012, publicado no Jornal of Strengh and Conditioning Research, relata as diferenças de ganhos hipertróficos nos casos de atividade aeróbia, exercício de força e treino concorrente (aeróbio musculação). E o resultado do treinamento aeróbio para hipertrofia foi pífio, como era de se esperar. O treinamento de força foi mais positivos do que o treinamento concorrente, porém não teve variação tão significativa. Ou seja, o treinamento concorrente não foi tão ruim assim para treino de hipertrofia, além do que, a queima de gordura no treinamento concorrente foi maior que os outros.
Muito outros fatores podem influir de um treinamento sobre o outro como quantidade de vezes por semana? Volume de treino aeróbio pós-treino? Qual intensidade se deve treinar?
Procure sempre um profissional de Educação Física capacitado. Lembre-se: o barato às vezes sai caro.
Grande abraço!