Publicado em: 05/05/2017 10h58 – Atualizado em 05/05/2017 19h18
Corrida e Obesidade
Olá runners!!
A corrida talvez seja o exercício mais simples de se realizar, aliado a isso existe o fato de muito cases de sucesso com emagrecimento. Por esse motivo temos visto muitas pessoas acima do peso se arriscando em corridas para atingir o corpo ideal.
Fico feliz e incentivo muito a prática, porém, não assim tão simples. Costumo falar que o corpo obeso é um corpo inflamado, um ambiente ideal para problemas hormonais, cardíacos e até desenvolvimento de câncer. Por esse motivo, antes de qualquer coisa, procure um médico!
Outro fator de risco é que o peso está diretamente ligado ao impacto gerado sobre os tornozelos, joelhos e quadril. Então antes de visitar um fisioterapeuta por conta de uma lesão ou dor, procure um profissional de Educação Física CAPACITADO (já vi muita loucura por ai).
É importante saber que uma barriga protusa gera um deslocamento do ponto de equilíbrio, dessa forma a lombar é a primeira a sofrer nesse processo para sustentar o corpo ereto e equilibrado. Além disso, a gordura no meio das pernas pode fazer com que a virilha sofra com assaduras (recomendo o uso de shorts térmico, ou passar vaselina nas pernas), também por esse motivo muitas vezes a perna gira para fora causando um problema mecânico/postural.
Minha dica é para que você não exagere na corrida, se possível mescle atividades como natação e bike, invista muito em fortalecimento muscular e procure profissionais especialistas.
Compartilhe com seus amigos, comente, curta.
Fico a disposição para tirar dúvidas e te ajudar.