Publicado em: 11/05/2017 15h12 – Atualizado em 12/05/2017 20h14
Descanso é treino
Olá amigos, já ouviu aquela máxima que descanso também é treino?
Tenho acompanhado algumas pessoas em sua rotina de exercícios e confesso que muitas vezes me espanto com tamanha motivação e disposição. A verdade é que enquanto para alguns é uma dificuldade imensa para atividade física e se tornar um hábito, por outro lado para outros é difícil saber a hora de parar.
Há uma tendência em pensar que é na hora do exercício que estamos fazendo o nosso organismo evoluir, pelo contrário, por incrível que pareça, não é no momento da atividade física que estamos desenvolvendo o nosso corpo. A princípio, nesse instante o organismo está apenas sendo açoitado. Já no descanso o organismo trabalhara intensamente para recuperar as fibras danificadas deixando-as mais fortes, em outras palavras, é nesse intervalo de tempo que você conseguirá elevar cada vez mais o seu nível de saúde e conquistar melhores condições físicas.
O repouso se torna tão importante que o desequilíbrio entre treinamento e descanso pode levar a um estado de esgotamento da capacidade orgânica chamado, overtraining. Sinais como desânimo, falta de apetite, queda no rendimento em treinos e competições, insônia ou desejo exagerado em descansar, alterações na frequência cardíaca de repouso e treinamento (para um determinado ritmo de corrida), podem ser indícios de que algo está errado
Então, meu querido leitor, nunca se esqueça de que trabalho e repouso andam sempre juntos, e que é justamente naquele dia off que você está faturando todo o trabalho imenso que fez durante os treinos.
Valorize, portanto, esse momento importante de pausa nos treinos, pois é ele que fará toda a diferença no resultado de seu trabalho.
Bons treinos e bom descanso. Seja Esportivus você também.