Publicado em: 19/05/2017 15h10 – Atualizado em 19/05/2017 21h07
Corrida e frio
Olá corredores!
Pois é, o frio está chegando e já não vemos o parque tão lotado como antes. Nesses períodos o treinamento em grupo se torna um ótima opção para quem quer continuar os treinamentos. Afinal colhemos no verão o que plantamos no inverno, não é?
Por falar em frio, como fazer para treinar neste frio? Devemos ter algum cuidado especial?
Sim, devemos tomar cuidados especiais, no frio existe uma grande adaptação circulatória de nosso organismo para se proteger do estresse térmico. Com a diminuição da temperatura externa, ocorre uma constrição dos vasos sanguíneos periféricos, diminuindo o fluxo de sangue para as pernas e braços e o redirecionando para as regiões centrais mais vitais. Portanto, a oferta energética para as pernas e braços diminui.
Com tudo isso acontecendo, os músculos ficam mais rígidos, não proporcionando uma propulsão adequada na corrida. O maior risco, neste caso, é o do corredor iniciar o treinamento sem um aquecimento adequado. Além de não conseguir produzir a força adequada, os músculos ficam doloridos e podem até se estirarem.
O aquecimento serve para aumentar gradativamente o fluxo sanguíneo, aumentando a temperatura e promovendo uma maior viscosidade nos líquidos articulares e musculares. Lembrando que alongamento não é aquecimento!
Outra coisa importante frisar é a troca de roupa imediatamente ao fim do exercício, não deixe o corpo esfriar. Esse “choque térmico” afeta o sistema imunológico, diminuindo a sua capacidade de combater doenças.
Grande abraço.