Publicado em: 16/06/2017 15h01 – Atualizado em 16/06/2017 21h39
Treinando para ganhar velocidade
Para muitos, completar uma prova de 10 km, 21 km ou até 42 km não é o bastante. Mais que superar essas distâncias é uma questão de honra quebrar os recordes pessoais. Para quem tem esse foco, a orientação é incluir os treinos de velocidade em uma pista de atletismo.
O percurso plano com marcações oferece as condições perfeitas para o atleta trabalhar velocidade e técnica. A pista possibilita um melhor controle do ritmo e da frequência cardíaca. Além disso, posso ver o corredor o tempo todo, o que facilita a correção da técnica, o incentivo e até a diminuição do ritmo, caso esteja acima do programado.
O treino na pista pode ser feito durante a preparação para corridas de longa distância: a dica é aquecer bem e investir em tiros longos, pouco intensos e com intervalos curtos. Para distâncias menores, o ideal são tiros mais curtos, intensos e com intervalos que possibilitem uma recuperação quase completa do atleta.
Por não haver subidas ou descidas é comum o atleta amador se empolgar demais com a emoção de correr numa pista. Por isso, controle-se e respeite o ritmo indicado pelo seu treinador ou escute seu corpo respeitando o seu limite.
Realize esse tipo de treino apenas uma vez por semana. Pela alta intensidade, os tiros provocam grande desgaste articular e muscular e exigem um tempo maior de recuperação.
Os treinos na pista com a Esportivus vão de agosto ao fim de setembro, nas quartas e quintas-feiras, às 19h, no Centro Esportivo do Trabalhador, e às 6h30, às quintas-feiras. Venha você também sentir o vento no rosto treinando conosco.